quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Mais de 10 mil adolescentes participarão de acampamento no Paraná

Santa Helen, PR ... [ASN] Um acampamento inédito irá transformar a cidade de Santa Helena, no Paraná, em uma verdadeira cidade de crianças e adolescentes. O evento acontece entre os dias 20 a 24 de janeiro, e vai reunir 10 mil juvenis do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A cidade dos acampantes será composta de milhares de barracas e todos participarão de uma programação que envolve atividades recreativas e ações de caráter cívico e comunitário. O Campori, como é chamado este tipo de acampamento, terá como tema: Esperança para brilhar com poder.
Os desbravadores são juvenis e adolescentes de 10 a 15 anos que, organizados em pequenos núcleos, tem como um dos objetivos principais a prestação de serviço à comunidade. Para tanto, desenvolvem projetos ligados à preservação do meio-ambiente, arrecadam alimentos e roupas para famílias carentes, além de combater o uso de drogas e preservar a saúde mental e física. Por meio das atividades realizadas em grupo, os participantes aprendem também lições cívicas, que promovem a disciplina e o amor à pátria.
Ações que vão envolver a comunidade local - Durante o Campori, os desbravadores desenvolverão diversas atividades. Uma delas é o plantio de sementes para o combate ao mosquito da dengue e febre amarela. Para isso, cinqüenta quilos de sementes da planta foram comprados e a ação será realizada pelos desbravadores durante o evento. Os juvenis também participarão de seminários sobre energia solar, ministrados pela Batalhão de Polícia Ambiental do Paraná chamado Força Verde. A ideia é que, através das garrafas pet e embalagem de leite longa vida, seja possível construir um sistema que economize energia.
Em relação à saúde preventiva, serão distribuídos dez mil kits para higiene bucal. Na ocasião, também serão distribuídos para a comunidade cinco mil exemplares do livro Tempo de Esperança, que trata da parada semanal sabática como um meio de descanso físico e reaproximação com Deus.
Entre os projetos do Campori, os juvenis irão aprender como usar leis da hidráulica para tirar água do solo e colocá-la numa caixa da água sem auxilio de energia e outros projetos que trarão benefícios para toda a comunidade.
O Clube de Desbravadores - Nos clubes de desbravadores, as crianças e adolescentes tem a oportunidade de desenvolver aptidões em variadas áreas do conhecimento, tais como saúde, informática, música, astronomia, gastronomia, entre outras habilidades. O Campori é também o ambiente onde essas competências podem ser apresentadas e compartilhadas.
Para poder participar de um Campori, os desbravadores precisam cumprir uma série de pré-requisitos. Durante o evento, os clubes continuam sendo avaliados em diversas atividades, além dos aspectos de disciplina e organização. Embora não haja competição entre os participantes, ao final do evento, as agremiações são premiadas de acordo com o nível de participação e objetivos alcançados.
Presentes em mais de 140 países, os desbravadores são mantidos pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. O Clube de Desbravadores não faz distinção de religião, raça ou classe social e conta com cerca de dois milhões de juvenis e 90 mil clubes ao redor do mundo. Só no Brasil, são mais de 100 mil participantes.
[Equipe ASN, Dina Karla Miranda]
Por: Edymar Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário