quarta-feira, 1 de julho de 2009

Clube de Desbravadores é fundado em município sem presença adventista

Itaperuçu, PR... [ASN] Itaperuçu, município da região Metropolitana de Curitiba, integra o chamado Vale do Ribeira, uma das regiões mais pobres do Brasil, e é o projeto de Missão Global das igrejas de Santa Felicidade, Jardim Itália e Vista Alegre, que compõem o distrito pastoral de Vista Alegre, em Curitiba, PR.
O projeto “Itaperuçu é de Jesus”, como tem sido chamado, liderado pelo pastor Marcos Cavalcante, teve início no mês de junho quando, no dia 6, desbravadores, aventureiros e duplas missionárias das três igrejas, com apoio da Radio Novo Tempo de Curitiba, promoveram uma passeata no município para informar e convidar a população para o projeto Viva Melhor.
Três semanas depois de iniciado o projeto, 80 famílias já estudam a Bíblia e as reuniões semanais aos sábados têm ocorrido regularmente. A aceitação dos moradores é tanta, que um clube de desbravadores foi fundado para trabalhar com os juvenis e adolescentes da região.
Henrique Fernando Vale, membro da Igreja de Vista Alegre, convidado pelo pastor Cavalcante para dirigir o novo clube, fala com entusiasmo sobre o desafio de iniciar um clube de desbravadores numa cidade onde não há adventistas. “Já temos o nome do clube, Feras do Vale, e estamos com 28 desbravadores, nenhum deles ainda é adventista”, relata. Henrique conta que em agosto deve ter início o curso Como Deixar de Fumar, que será seguido por uma série evangelística na região. Isso, aliado ao trabalho dos obreiros que estudam com os interessados no local, deverá apresentar resultados positivos e tirar Itaperuçu da lista de municípios sem a presença adventista.
O diretor do novo clube diz que a meta é chegar aos 50 membros, mas adianta que este não é o objetivo principal. “Esperamos crescer em número de desbravadores, mas também precisamos de uma diretoria forte para realizar um trabalho de qualidade na formação do clube”, afirmou Henrique. O apoio, segundo ele, tem sido constante por parte de líderes das igrejas que fazem o projeto. “Sem a ajuda do pastor Marcos, que tem vestido a camisa, e do nosso instrutor Valdir não seria possível encarar esse desafio”, completa ele.
Localizado a 30 km de Curitiba, o município de Itaperuçu, com cerca de 20 mil habitantes, é o desafio de Missão Global que as igrejas de Vista Alegre, Santa Felicidade e Jardim Itália assumiram como sua responsabilidade.
No sábado, 6, a cidade parou para assistir uma movimentação diferente. Cerca de 150 pessoas, envolvendo desbravadores, aventureiros e duplas missionárias, desfilaram pelas principais ruas da cidade, distribuindo convites para o projeto Viva Melhor, que ocorreria no dia seguinte, com o apoio da Rádio Novo Tempo de Curitiba.
Aproximadamente 3 mil convites e folhetos foram entregues à população, de acordo com o pastor Marcos Cavalcante. A fanfarra do Clube de Desbravadores Maranata abrilhantou o evento, chamando a atenção de comerciantes e moradores, que saíram às ruas para apreciar o desfile.
A programação no domingo, 7, se estendeu das 9 às 18h, com serviços gratuitos à comunidade carente. Foram distribuídos cerca de oitocentas peças semi-novas de roupas e calçados, realizados setenta cortes de cabelos e aferida a pressão arterial de 65 pessoas. Além disso, oito pessoas receberam orientações judiciais e duas tiveram aconselhamento familiar. Para esses serviços, o projeto teve o apoio voluntário de uma enfermeira, uma farmacêutica, uma advogada e uma equipe de assistentes da ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) das três igrejas do distrito.
[Equipe ASN - Elio Moura]

Nenhum comentário:

Postar um comentário